Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Saúde

Vacinação de crianças contra Covid começa dia 19 em todo o Rio Grande do Sul

Os primeiros vacinados serão os meninos e meninas com alguma comorbidade

Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira remessa de 1,248 milhão de doses deve chegar ao Brasil na quinta-feira.

A vacinação das crianças entre cinco e 11 anos contra a Covid-19 começa simultaneamente no próximo dia 19 em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Em reunião realizada na segunda-feira (10/1), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu que o cronograma de vacinação seguirá o que é feito desde o início da imunização: os primeiros vacinados serão os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos.

As 862.747 crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo a ser imunizado. Pelo cronograma acertado, a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos. Crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.188) serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira remessa de 1,248 milhão de doses deve chegar ao Brasil na quinta-feira (13/1) e distribuída aos Estados na sexta-feira (14/1). Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues ao país nos dias 20 e 27.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação precisam ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

Na quarta (12/1) e quinta-feira (13/1), a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Consems) capacitarão vacinadores indicados pelos municípios sobre a aplicação do imunizante.

“O momento de vacinar a criança será diferente dos adultos”, disse a secretária Arita Bergmann. “A vacinação será feita de forma organizada, com as equipes preparadas e de maneira acolhedora.”

Durante o final de semana, equipes da SES separarão as doses que serão distribuídas na próxima segunda-feira (17/1) para as regiões. Até lá, os municípios trabalharão na estruturação das salas de vacinas para garantir a segurança das crianças e familiares.

O Plano de Operacionalização da Vacinação de Crianças de 5 a 11 anos também foi apresentado no Centro de Operações de Emergências em Saúde. O documento será publicado no site da SES na terça-feira (11/1). Fonte: SecomRS

Leia também

Geral

O boletim também fez uma análise da mortalidade e das taxas de internações entre pessoas de 12 a 59 anos.

Saúde

No dia indicado a população deverá procurar sua unidade das 8h as 11h30 para aplicação do imunizante.

Geral

O uso das doses de reforço mostrou eficácia contra variantes como a Delta e a Ômicron.

Geral

Segundo a família, a criança está estável e consciente.

Geral

A decisão foi unânime. Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação.

Geral

Equívocos ocorreram em todas as unidades federativas

Saúde

Como incentivo as crianças estão ganhando um “certificado de coragem” após receber a primeira dose.

Saúde

No primeiro momento São Pedro do Sul deverá receber do Governo do Estado 70 doses destinadas à crianças com comorbidades e ou deficiências permanentes.

Geral

A técnica disse ao MPF que foi orientada a aplicar vacinas que iriam vencer.

Geral

O município irá receber 70 doses para serem aplicadas em crianças com comorbidades

Saúde

Serão aplicadas doses de reforço na segunda, terça, quarta e quinta-feira por faixa etária.

Saúde

Na quinta-feira, foi confirmada em Aparecida de Goiânia (GO) a primeira morte por esta variante no Brasil.

Saúde

Serão disponibilizadas 1200 dose para este público, distribuídas em quatro dias de vacinação.

Notícias

No inicio desta manhã foi anunciado que seriam liberadas 900 doses.

Saúde

O Brasil receberá, no primeiro trimestre 20 milhões de doses destinadas a este público-alvo, que é de cerca de 20,5 milhões de crianças.

Saúde

Recebem o imunizante adolescentes de 13 anos e moradores de 18 a 59 anos

Saúde

Nesse público o imunizante já está sendo aplicado nos Estados Unidos, Áustria, Alemanha, Chile, China e Colômbia.