Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Agronegócio

Simagro-RS prevê chuva e diminuição das temperaturas para final de janeiro e início de fevereiro

Nas próximas semanas, a passagem de duas frentes frias provocará chuva na maioria das regiões.

Não há previsão de extensas ondas de calor, e o ingresso de massas de ar seco e frio favorecerá a ocorrência de temperaturas mais condizentes com a estação do verão. Foto: Fernando Dias/Seapdr

A tendência para os próximos 15 dias indica a diminuição da temperatura e ocorrência de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Agrometeorológico Decendial nº 2, elaborado pelo Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Nas próximas semanas, a passagem de duas frentes frias provocará chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados e totais expressivos em alguns municípios, principalmente na Metade Norte.

Não há previsão de extensas ondas de calor, e o ingresso de massas de ar seco e frio favorecerá a ocorrência de temperaturas mais condizentes com a estação do verão. O deslocamento dos sistemas meteorológicos vai proporcionar aumento da umidade do solo, especialmente nas faixas Norte e Nordeste.

Condições hídricas em janeiro

A análise do balanço hídrico feita pelo Simagro-RS mostrou que a deficiência hídrica aumentou na maior parte do Estado em janeiro, principalmente na Fronteira Oeste, Missões, Região Central e Campanha. Somente nos Campos de Cima da Serra e Litoral Norte os dados apresentaram excesso hídrico ao longo do período.

O mesmo padrão se verifica no cálculo da diferença entre a precipitação ocorrida e a evapotranspiração potencial. Na maioria das regiões, a sequência de dias com temperaturas extremamente elevadas e ventos constantes aumentou a evaporação e prejudicou ainda mais o desenvolvimento das culturas instaladas.

Confira o boletim completo na página do Simagro-RS.

Saiba mais – https://gazetahoje.com.br/levantamento-aponta-lavouras-sem-pragas-mas-com-severos-danos-por-estiagem/

Leia também

Agronegócio

O dinheiro é direcionado aos pequenos produtores rurais da agricultura familiar afetados pela seca ou estiagem.

Agronegócio

Os recursos vão contemplar produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, quatro estados atingidos pela estiagem.

Agronegócio

No domingo (27/2), a chegada de uma frente fria vai provocar chuva, com possibilidade de tempestades isoladas em todo Estado.

Agronegócio

O encontro contou com a participação do governador Eduardo Leite, parlamentares federais e estaduais, prefeitos, presidentes de sindicatos rurais e representantes de entidades representativas...

Geral

Ao todo, 20 produtores rurais serão beneficiados com a construção de microaçudes nos dois municípios.

Agronegócio

Os volumes previstos deverão ser inferiores a 10 mm na Campanha, Região Central e na Fronteira Oeste.

Agronegócio

A produção da soja ficou projetada em cerca de 11,1 milhões de toneladas, 43,8% a menos que o estimado inicialmente. A perda econômica com...

Agronegócio

Tupanciretã é o maior produtor de soja do Rio Grande do Sul. Na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 495 mil toneladas do...

Agronegócio

Nos próximos dias, as linhas de crédito emergenciais para auxiliar os pequenos produtores devem ser liberadas.

Agronegócio

O cenário de comprometimento das pastagens continua se intensificando após mais um período de chuvas com volumes insignificantes.

Agronegócio

O levantamento está sendo feito a partir de questionários disponibilizados aos Sindicatos Rurais do estado que usam como base dados da Emater/RS, da rede...

Agronegócio

O encontro reuniu representantes de entidades vinculadas aos pequenos agricultores.

Agronegócio

Somente nas 20 mil hectares de soja cultivadas no município as perdas devem chegar a R$90 milhões.

Agronegócio

No Estado são 253 mil propriedades atingidas pelos efeitos da estiagem.

Geral

O Cerro do Itaquatiá é um dos cartões postais do município de São Pedro do Sul.

Geral

O calor extremo deve continuar até a terça-feira, com possibilidade de pancadas de chuva até a quinta-feira.

Agronegócio

A Ferrugem Asiática da Soja não tem encontrado condições ambientais para se instalar nas lavouras nessa safra.