A Secretaria da Saúde irá distribuir na sexta-feira (25/6), às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS), as vacinas contra o coronavírus previstas para chegar ao Estado nesta quinta (24/6).
Pouco depois das 6h desta quinta (24) chegou carregamento com 195.600 doses da Coronavac e 91.800 doses da Janssen em avião que pouso no aeroporto de Porto Alegre. No início da tarde devem chegar 147.420 doses de Pfizer.
Na sexta (25), as vacinas serão distribuídas para dar seguimento à campanha de imunização contra a Covid-19 no Estado, contemplando população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e trabalhadores da educação, em municípios que ainda precisam de doses para esses grupos e, especialmente, para avançar na vacinação por idade.
As vacinas da Coronavac serão utilizadas para primeira e segunda doses, ou seja, 50% do lote será distribuído para primeira dose na sexta (25) e 50% será reservado para D2 (segunda aplicação). As vacinas da Pfizer e da Janssen serão todas para primeira dose. É a primeira vez que o Ministério da Saúde envia para o Estado o imunizante Janssen.
As decisões foram pactuadas em reunião ocorrida no final da tarde desta quarta-feira (23/6) da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes do Estado e municípios.
“Como a Janssen é dose única, sugiro que os municípios a utilizem para vacinar professores do ensino básico, para que esses profissionais possam voltar o quanto antes para a sala de aula”, aconselha a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
As planilhas de distribuição das doses aos municípios e a logística ainda estão sendo definidas.