Na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo e apreendeu um simulacro de pistola. A abordagem ocorreu na BR-158, em Santa Maria.
Durante fiscalização, policiais rodoviários federais abordaram um Hyundai I30, emplacado em Santa Maria. Ao vistoriar o interior do veículo, os PRFs localizaram, embaixo do banco do passageiro, um revólver calibre .38 de fabricação espanhola pronto para uso e contendo seis munições, e um simulacro de pistola idêntico ao modelo original de um calibre 9mm.
O motorista, de 21 anos, natural de Santa Maria, possuía antecedente policial por violência doméstica e não apresentou qualquer documentação referente aos armamentos. Em consultas aos sistemas, os policiais verificaram que o revólver está registrado em nome de outra pessoa. Ele foi preso por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à polícia judiciária, juntamente com o armamento apreendido.
Para portar uma arma de fogo legalmente no Brasil, é obrigatório possuir o registro da arma e ter autorização para o porte; sem esses requisitos, transportar ou manter arma fora da residência configura crime. Já simulacros de arma de fogo não exigem registro, no entanto, é preciso portar documento que comprove sua origem lícita. O porte de simulacros é proibido quando podem ser confundidos com arma real ou usados para intimidação, constituindo infração penal e podendo agravar outros crimes. Fonte: PRF



























































