Na sexta-feira, 03 de janeiro, o prefeito Fernando Cezar e o vice-prefeito Bruno Pinheiro apresentaram aos ouvintes da Rádio Municipal São-pedrense, suas principais ações à frente do Executivo Municipal, nos primeiros dias do ano.
Esta foi a primeira entrevista concedida pelo prefeito e vice-prefeito, no ano de 2025, logo após a posse realizada no dia 1º de janeiro. Os questionamentos foram realizados pelo novo diretor da emissora e apresentador do Programa Visão Global, José Claudio Goulart. Durante a entrevista, o prefeito Fernando destacou que neste primeiro momento ele e o vice-prefeito Bruno estão conversando com os servidores e se reunindo com os secretários. “Hoje (sexta-feira ) teremos uma reunião com os secretários, a gente vem conversando individualmente com eles, mas estamos alinhando e colocando em prática o nosso modo de pensar. E conversando, conhecendo as pessoas, os servidores e principalmente, eles nos conhecendo. Isso é muito importante, mas acima de tudo, o que a gente pode constatar com as pessoas que a gente conversou, um clima muito legal entre os colaboradores, entre os secretários e é dessa maneira que a gente pretende atuar na Administração”, afirmou Fernando.
Recepção
Para o vice-prefeito Bruno, a recepção dos servidores e da comunidade tem sido acolhedora e motivadora. “É esse sentimento que a gente está tendo desde o dia 1º de janeiro, quando houve a transmissão do cargo. Ontem chegamos aqui bem cedinho e estamos vendo esse olhar alegre de todos os servidores, de todos os setores. E esse é o ambiente que queremos. É uma equipe de trabalho que tem que trabalhar com seriedade, com muito compromisso, com a coisa pública, mas em um ambiente leve. Quando fica um ambiente leve as coisas fluem com maior facilidade, naturalidade e isso é muito importante”, ressaltou Bruno.
Servidores
Durante a entrevista, prefeito e vice-prefeito destacaram a importância do trabalho dos servidores públicos e da valorização dos mesmos, para o fortalecimento da Administração Municipal. Em seu discurso de posse, no dia 1º de janeiro, o prefeito Fernando também abordou a questão salarial e o Plano de Carreira do funcionalismo público municipal. Conforme o prefeito, primeiramente será feito um estudo criterioso para então definir qual será o índice de aumento salarial. “Nós estaremos ao lado dos servidores e frente ao Sindicato para discutirmos a questão. Meu partido é 11 e eu gostaria de dar 11% de aumento para os servidores, mas seria uma irresponsabilidade dizer, nesse momento, que eu daria esse aumento, sem saber quais são as contas, sem ver a questão da crise. Então nós temos que ter muita responsabilidade, os secretários precisam analisar junto com os servidores e trabalhar de forma coesa. E nós temos que pagar em dia, pois o salário de quem trabalhou é sagrado”, ressaltou o prefeito Fernando.
Bairros
Sobre as ações a serem desenvolvidas no município, o prefeito Fernando afirmou que haverá uma atenção especial aos bairros. “Isso nós vamos procurar ao longo de todo o mandato, manter a cidade em dia. É uma promessa, é algo que a gente ouviu das pessoas durante a campanha, os bairros precisam se sentir acolhidos. Então nós vamos dar uma importância muito grande também para a cidade”, afirmou o prefeito.
Conforme Fernando, nesta primeira etapa serão realizadas melhorias nos bairros Linhares e Santo Antônio e, na sequência, nos demais bairros.Também atendidas as solicitações da população, entre elas as de roçadas e iluminação pública.
Durante a entrevista, o vice Bruno complementou que entre os projetos que serão desenvolvidos nos bairros estão áreas de lazer para as crianças, atendendo a reivindicação de moradores. “Nós vamos ter um trabalho que é reconstruir ou construir onde não tem, as pracinhas e espaços para as crianças nos bairros. São compromissos que assumimos e que vamos trabalhar para entregar à comunidade, com foco e planejamento para chegar onde queremos chegar”, destacou Bruno.
Saúde
Uma das prioridades da nova gestão é a área da Saúde. De acordo com Bruno, o objetivo é avançar em questões como o atendimento prestado à comunidade e também no acolhimento nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). “Nós vamos tentar fazer um trabalho muito próximo dos servidores da saúde, para que eles também comprem essa ideia de melhor acolher as pessoas”, disse o vice-prefeito.
Ele destaca ainda os investimentos nas unidades de ESFs. “Temos agora duas obras no horizonte, a do ESF 1, no bairro Maturino Belo, que já está em andamento e temos um projeto que vai ser licitado em breve, que é a obra da ESF 5, com investimento de mais de R$ 1 milhão, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de um novo ESF no bairro Rivera. Também R$ 95 mil serão investidos na compra de equipamentos para o novo ESF 1, que está sendo construído, mantendo o ESF 6 no bairro Gaúcha”, comemorou Bruno.
Conforme o vice-prefeito, o Hospital Dr. Getuinar D’Ávila do Nascimento também possui propostas de ampliação. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) deverá receber uma maior atenção. “Temos perspectivas boas e um trabalho muito sério em relação ao CAPS. A saúde sempre vai continuar sendo tratada como prioridade, sem nenhuma dúvida. Vamos olhar para as demais secretarias, com certeza, mas vamos ter um olhar mais carinhoso com a saúde, porque a gente conhece um pouco mais”, afirmou o vice-prefeito, que também desempenhou a função de secretário de Saúde na Administração anterior.
Comunicação
Prefeito e vice-prefeito também reforçaram durante a entrevista, a importância da comunicação e dos são-pedrenses estarem cientes das ações da Prefeitura. “Uma das coisas que me deixava chateado era ouvir críticas sobre a Administração durante a campanha, e eu que conhecia, sabia que aquilo ali não era real. Nós vamos tentar, de forma muito forte, comunicar as ações que todos os servidores estão fazendo, vamos colocar isso para o público”, afirmou o prefeito Fernando.
O vice-prefeito Bruno complementou: “Informarmos e comunicarmos, no tempo correto, para que não se venha perder o prazo da informação. Nós devemos usar todos os meios, a rádio, o facebook e o instagram da Prefeitura Municipal, também os jornais impressos. Acho que isso é importante, para que se chegue no maior contingente de pessoas. Lá no final de uma rua, de um bairro, no interior tem que chegar a voz do prefeito,as ações da prefeitura, a informação correta para a comunidade e também justificar porque não aconteceu, se deu algum problema, porque vão existir momentos que nem tudo vai ser possível ser feito. Nossa equipe vai trabalhar sempre focada em resolver o que tem que ser resolvido e com prazo para dar um retorno para a comunidade. A comunicação é primordial para isso”, enfatizou Bruno.
Agricultura
Durante seu discurso na posse, no dia 1º de janeiro e também durante a entrevista na Rádio Municipal, o chefe do Executivo ressaltou a importância do setor agrícola. “A gente ouve muito dizer que tendo estrada boa, o agricultor está tranquilo. Mas eu sempre digo que o produtor não possui, muitas vezes, a noção da importância que ele realmente tem. Nós temos que trazer isso para o produtor. Ele tem que se sentir importante .Nós queremos que o produtor sinta que está contribuindo com o comércio e com o município”, afirmou Fernando.
O prefeito destacou ainda o apoio de cooperativas e empresas para o desenvolvimento de projetos. “Eu não gosto de projetos mirabolantes e sonhos muito grandes, porque são difíceis de executar. Mas eu tenho um contato muito bom com as cooperativas que eu trabalhei, com a Cooperagro, Cotrisel, Coomat, uma relação de amizade com eles. Também empresas particulares que trabalham com o Agro. Então, tenho uma facilidade muito grande de buscar essas pessoas para montarmos um plano de ação e aumentarmos a produção de todas as culturas dentro de São Pedro do Sul e implantarmos algumas novas, tenho certeza disso”, afirmou Fernando.
Fernando acredita também ser necessário um incentivo maior para que a juventude perceba as oportunidades de desenvolvimento e crescimento no setor agrícola, além do crescimento profissional. “Hoje a idade média dos produtores é bastante elevada.
Nós temos que mudar isso. É uma questão que eu sempre falo, a juventude tem que enxergar o dinheiro na mão. O jovem quer ir no baile, quer se divertir, quer sair final de semana e nós temos que desmistificar que se ele vier para a cidade ele vai ganhar mais.
Ele vai receber o salário, mas muitas vezes vai pagar aluguel, internet, vai ter gastos com água e luz. Então o custo de vida no interior é infinitamente menor e com mais qualidade de vida”, disse Fernando.
Apoio da comunidade
O prefeito Fernando destacou ainda o apoio e compromisso da comunidade, no sentido de impulsionar o crescimento do município. Também afirmou que é preciso fazer uma reflexão sobre o que pode ser melhorado na área em que se atua, refletindo assim em benefícios também para a cidade. “Nós temos cerca de 16 mil habitantes e eles têm que pensar que São Pedro do Sul tem que decolar. Não depende só do Fernando e do Bruno, é preciso refletir sobre o que precisa ser melhorado. Não fiquem no piloto automático. Esse é um recado que eu deixo para todos, em qualquer setor”, finalizou Fernando.
Por Andressa Scherer Tormes


































































