Na manhã desta sexta-feira (11) a Polícia Civil de Santa Maria com o apoio da Base Aérea, PRF, SUSEPE e IGP. deflagrou a Operação Dominus, para desarticular uma organização criminosa de Santa Maria e região, com ligação a uma facção da região do Vale dos Sinos na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Cerca de 200 policiais cumpriram 48 mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão em Santa Maria, Mata e Dilermando de Aguiar. Segundo a PC foram realizadas 43 prisões , além das 10 prisões ao longo da investigação que iniciou em dezembro de 2020. Entre os presos, está o líder do braço da facção na região. O criminoso com cerca de 30 anos, morava em uma residência no Bairro Km 2 em Santa Maria com piscina, academia de ginástica, carro de luxo e eletroeletrônicos de alto padrão.
A operação ainda teve o objetivo de atingir a organização financeiramente, com bloqueio e sequestro de bens e valores. Foram apreendidas drogas, balança de precisão, celulares, armas, munições e veículos.
De acordo com a PC, foram seis meses de investigação nos seguintes crimes: roubo, furto, organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, financiamento do tráfico, posse e porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menor.
Durante as investigações foram apreendidas 16 armas, mais de 500 munições de diversos calibres, drogas (maconha, cocaína e crack), um veículo e quase 10 mil reais em dinheiro. Na quinta-feira (10/6) foram cumpridos 2 mandados de busca e apreensão em 28 celas no Presídio regional de Santa Maria.
(Com informações e fotos da Polícia Civil)
