Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Agronegócio

Operação apreende sementes piratas e agrotóxico proibido no Rio Grande do Sul

Foram apreendidos quase 5 mil litros de agrotóxicos impróprios para uso.

Uma ação realizada por 17 fiscais estaduais agropecuários e técnicos agrícolas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), entre 21 e 25 de junho, apreendeu 111 toneladas de semente de trigo sem procedência e 4.850 litros de agrotóxicos impróprios para uso e comércio, entre eles 1.160 litros de produtos a base de Paraquate, herbicida que está proibido de ser aplicado, comercializado e fabricado no Brasil desde setembro de 2020. Expirou em maio deste ano o prazo para produtores usarem os estoques remanescentes deste pesticida.
Ao todo, foram efetuadas mais de 40 fiscalizações entre comércio, propriedades rurais e responsáveis técnicos, na região das Missões (Palmeira das Missões, Nonoai, Frederico Westphalen, Liberato Salzano, Constantina, Boa Vista das Missões e Seberi).

O chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Rafael Friedrich de Lima, explica que a região alvo da ação vinha sendo monitorada. “O principal objetivo da operação foi justamente coibir a ilegalidade no uso de agrotóxicos vencidos e proibidos, com alteração de lote e de validade, além de impedir que o produtor rural seja vítima de produtos sem qualidade, como as sementes piratas que foram identificadas e que seriam comercializadas”, afirma Lima.

Dentre as irregularidades envolvendo agrotóxicos, os servidores identificaram produtos vencidos, com data e lotes apagados e armazenados em locais sem licença ambiental. Lima relata que durante a fiscalização a equipe recebeu outras denúncias que ainda serão apuradas, como contrabando de agrotóxicos a base de Paraquate vindos da Argentina e comércio de sementes/grãos envolvendo emissão de notas frias para acesso à financiamento agrícola. Foram emitidos 40 termos de fiscalização no comércio, 26 autos de infrações para o comércio, oito autos de infração para profissionais e dois termos de fiscalização a produtor rural.

Leia também

Agronegócio

A certificação da propriedade como livre de brucelose e tuberculose foi um dos temas debatidos no encontro.

Geral

As dotações orçamentárias referentes aos microaçudes, poços e cisternas já estão liberadas para que as licitações avancem.

Agronegócio

O Brasil é o quinto maior produtor de ovos, junto com México e Rússia, responsável por 3% da produção mundial

Agronegócio

O novo período foi publicado na Instrução Normativa 54, nesta segunda-feira (20/12), no Diário Oficial do Estado.

Agronegócio

Com a presença de representantes do segmento de rodeios, festas campeiras, cabanhas e criadores, Afonso Hamm reforçou o pleito para que o exame seja...

Agronegócio

Criminosos têm se apresentado como servidores públicos e utilizado o nome da Secretaria da Agricultura para praticar estelionato.

Agronegócio

De acordo com a Emater, mais de 500 extensionistas de 462 municípios gaúchos estarão envolvidos na pesquisa, que se inicia nos próximos dias.

Agronegócio

Instituída por lei estadual, em 2019, a Rota das Oliveiras visa incentivar o turismo rural associado à olivicultura.

Agronegócio

As informações trazem atualizações das respectivas safras

Agronegócio

Mais de 70 mil famílias rurais estiveram envolvidas no processo produtivo de fumo no Estado.

Agronegócio

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Santa Rosa, Porto Alegre, Santa Maria, Soledade, Bagé, Frederico Westphalen e Pelotas, produtores iniciam a semeadura da...

Agronegócio

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) publicou, na última segunda-feira (18/10), a Instrução Normativa nº 48, que altera a IN 42/2021,...

Agronegócio

A Seapdr está orientando os produtores rurais a vacinarem ou revacinarem seu rebanho para prevenir a doença.

Agronegócio

A Seapdr enfatiza que os convênios com o Estado nunca envolvem depósitos em dinheiro para pessoas físicas.

Agronegócio

No sábado e domingo, o tempo permanecerá instável e o ingresso de uma massa de ar frio favorecerá a diminuição das temperaturas.

Agronegócio

As inscrições estão abertas e são gratuitas e fazem parte de um projeto chamado Agrega Biome Solo.

Agronegócio

Uma delas, a IN 40, estabelece a obrigatoriedade da inserção da coordenada geográfica da propriedade rural na receita agronômica.