Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Geral

Lula veta projeto que zera imposto sobre móveis e eletrodomésticos para famílias atingidas por desastres naturais

A decisão do presidente foi publicada na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial da União. Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou um projeto de lei que isentaria a cobrança do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) de móveis e eletrodomésticos comprados por moradores de áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos.

A medida beneficiaria, já nesse primeiro momento, as pessoas afetadas pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul. A catástrofe climática no Estado deixou 183 mortes e causou grandes prejuízos.

A decisão do presidente foi publicada na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial da União. Cabe ao Congresso avaliar, em sessão ainda a ser marcada, se mantém a decisão do petista. Caso os parlamentares derrubem o veto, a isenção entrará em vigor.

O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, afirmou que o governo estuda outras formas de viabilizar a compra de produtos da linha branca, isentos de IPI, pela população atingida pelas cheias.

Lula vetou o projeto de forma integral após consultar os ministérios da Fazenda e do Planejamento. Na justificativa enviada ao Congresso, o presidente afirmou que a proposta descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal por criar renúncia de receita sem previsão na lei orçamentária, sem medida de compensação e sem previsão de prazo máximo de vigência de cinco anos.

Também apontou que os benefícios tributários poderiam ser “apropriados sob a forma de aumento de margem de lucro dos produtores ou fornecedores dos bens”, sem alcançar o objetivo de “mitigar danos materiais de residentes em áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos”.

Leia também

Policial

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (07/02), a Operação Comércio Digital, que investiga grupo envolvido no comércio eletrônico...

Geral

Ao longo de 17 anos, entre 2003 e 2021, o Rio Grande do Sul registrou um total de 4.230 ocorrências de desastres naturais, conceito...

Geral

Alertas de desastres naturais para brasileiros já podem ser enviados por WhatsApp desde sábado (12). Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar....