Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Agronegócio

Levantamento da Farsul indica perdas entre 7% e 10% no arroz

O levantamento está sendo feito a partir de questionários disponibilizados aos Sindicatos Rurais do estado que usam como base dados da Emater/RS, da rede técnica das cooperativas e das consultorias e assessorias locais.

A Farsul está realizando um levantamento do impacto da seca na agropecuária gaúcha. O trabalho está sendo executado pela Assessoria Econômica da entidade e resultado preliminar aponta que a orizicultura também vem sendo afetada pela estiagem. A indicação é que as perdas podem ficar entre 7% e 10% na cultura.


O estudo já contempla cerca de 60% dos municípios produtores de arroz no Rio Grande do Sul, concentrando a maior parte da produção e as áreas mais atingidas pela escassez de chuvas. “Nós temos, portanto, uma amostra bastante significativa do total e até agora temos municípios com perdas. Daqueles que estão perdendo, variam entre 1% que é a mínima e 30% que é a máxima”, descreve o economista-Chefe da Farsul, Antônio da Luz.


Até agora, a média ponderada das perdas está em 14,7%. “O que é uma perda imensa sobretudo considerando termos arroz irrigado. Também é de se ressaltar, por outro lado, que temos municípios que não tem perda nenhuma e que inclusive devem ter aumento de produtividade. Quem teve água em quantidade também teve insolação abundante e com isso vai ter uma produtividade quem sabe até melhor do que no ano passado”, comenta Luz


O economista explica que ao unir as partes com prejuízos e aquelas que terão ganho de produtividade o resultado final deve ser uma perda entre 7% e 10% da produção orizícola no estado. “E todos os dias esses números estão aumentando. Mas, uma perda entre 7% e 10% já é bem possível de se imaginar para o estado inteiro. Considerando os 14,7% nos municípios que estão perdendo já perderam e considerando aqueles municípios que vão ter um desempenho igual ou melhor ao do ano passado”, avalia.


O levantamento está sendo feito a partir de questionários disponibilizados aos Sindicatos Rurais do estado que usam como base dados da Emater/RS, da rede técnica das cooperativas e das consultorias e assessorias locais.

Fonte: Imprensa Sistema Farsul

Leia também

Agronegócio

O dinheiro é direcionado aos pequenos produtores rurais da agricultura familiar afetados pela seca ou estiagem.

Agronegócio

Os números estão no Relatório de Comércio Exterior do Agronegócio, divulgado pela Farsul nesta terça-feira.

Agronegócio

Os recursos vão contemplar produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, quatro estados atingidos pela estiagem.

Agronegócio

No domingo (27/2), a chegada de uma frente fria vai provocar chuva, com possibilidade de tempestades isoladas em todo Estado.

Agronegócio

O encontro contou com a participação do governador Eduardo Leite, parlamentares federais e estaduais, prefeitos, presidentes de sindicatos rurais e representantes de entidades representativas...

Geral

Ao todo, 20 produtores rurais serão beneficiados com a construção de microaçudes nos dois municípios.

Agronegócio

Os volumes previstos deverão ser inferiores a 10 mm na Campanha, Região Central e na Fronteira Oeste.

Agronegócio

A produção da soja ficou projetada em cerca de 11,1 milhões de toneladas, 43,8% a menos que o estimado inicialmente. A perda econômica com...

Agronegócio

Tupanciretã é o maior produtor de soja do Rio Grande do Sul. Na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 495 mil toneladas do...

Agronegócio

Nos próximos dias, as linhas de crédito emergenciais para auxiliar os pequenos produtores devem ser liberadas.

Agronegócio

O cenário de comprometimento das pastagens continua se intensificando após mais um período de chuvas com volumes insignificantes.

Agronegócio

O encontro reuniu representantes de entidades vinculadas aos pequenos agricultores.

Agronegócio

Somente nas 20 mil hectares de soja cultivadas no município as perdas devem chegar a R$90 milhões.

Agronegócio

No Estado são 253 mil propriedades atingidas pelos efeitos da estiagem.

Agronegócio

Nas próximas semanas, a passagem de duas frentes frias provocará chuva na maioria das regiões.

Geral

O Cerro do Itaquatiá é um dos cartões postais do município de São Pedro do Sul.

Geral

O calor extremo deve continuar até a terça-feira, com possibilidade de pancadas de chuva até a quinta-feira.