Após longos anos sem participação em concursos, o Itaquatiá CTG voltou com tudo aos tablados neste final de semana, marcando presença no XII Circuito de Rodeios Artísticos — 3ª etapa — realizado no CTG Ronda Crioula, em São Sepé. A participação marcou o retorno oficial da entidade aos circuitos artísticos da região, com destaque para a vitória de jovens talentos que mostram o vigor e a renovação da tradição gaúcha.

Entre as conquistas, Laura de Vargas Wiegert levou o 2º lugar na categoria Solista Vocal Juvenil Feminino, na modalidade declamação. E a Invernada Juvenil ficou com o 3º lugar em Danças Tradicionais Juvenil, evidenciando o aprimoramento técnico do grupo que surge renovado após a recente reformulação das Invernadas Artísticas no CTG.

Outro marco importante foram as demais participações nas modalidades individuais, sendo a pequena Sofia Elwanger Moreira, com apenas 5 anos, concorrendo na declamação feminina categoria Pré-Mirim, Eduarda Kroos na declamação feminina categoria juvenil e o casal José Mario Campagnol e Valentina Georg Marques em dança de par categoria mirim, sinalizando a continuidade de uma geração que já demonstra paixão pela cultura tradicionalista.

A magnitude do feito fica ainda mais expressiva tendo o grupo apenas cinco meses de existência e praticamente apenas três meses de ensaios, diante do contexto da reformulação ocorrida em março de 2025, quando ao Itaquatiá CTG integrou um novo time de instrutores de danças. O destaque recai sobre José Vinicius Teixeira, que assumiu a instrução com humildade e dedicação, abraçando o sonho de ver as Invernadas brilhando nos palcos e sobre os pais que não medem esforços para manter e acompanhar os filhos no CTG.

Sob a coordenação artística de Julie Marques Abbady, o grupo iniciou com aproximadamente 12 dançarinos na Invernada Mista e atualmente conta com 44 integrantes distribuídos entre Invernadas Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. Além disso, o contingente inclui duas declamadoras, uma solista vocal, um casal em Dança de Par e uma Invernada Veterana em construção.

Ao celebrar as conquistas do final de semana, o Itaquatiá CTG não celebra apenas os troféus, mas o ressurgimento das Invernadas Artísticas, cuja importância a entidade reconhece como alicerce de preservação cultural, educação musical e social para crianças, jovens e adultos da comunidade. O retorno aos concursos não apenas reascende a visibilidade da casa, como fortalece vínculos entre famílias, mestres e patronagem, consolidando o Itaquatiá CTG como mais um polo de formação e preservação da tradição gaúcha no município e região.
O patrão da entidade Leonardo Monteiro acompanha e incentiva com entusiasmo o desabrochar de novos talentos, relata aguardar ansiosamente as próximas etapas do circuito que prometem trazer mais conquistas e, sobretudo, a continuidade de um trabalho que, com humildade e união, resgata a essência das nossas raízes. Com informações do Itaquatiá CTG
