A concessionária CCR ViaSul considerou na média o movimento na freeway rumo ao Litoral Norte neste começo de feriadão da Proclamação da República. Já a Polícia Rodoviária Federal avaliou como tranquilo o tráfego.
No final da manhã deste sábado, cerca de 26,3 mil veículos cruzaram pelo pedágio em Santo Antônio da Patrulha. O trecho da BR 290 em Osório apresentou o tráfego mais congestionado ou lento. Entre a tarde e a noite de sexta-feira, em torno de 29,7 mil passaram pelo local na direção das praias.
Já na Estação Rodoviária de Porto Alegre, a situação refletia a queda do número de passageiros desde o início da pandemia de Covid-19 no ano passado. O gerente de operação Jorge Rosa revelou que, neste feriadão da Proclamação da República, não foram disponibilizados horários extras de ônibus.
“Tivemos uma retomada de horários que estavam suspensos”, destacou, citando que 90 horários foram disponibilizados no início do feriadão. “Saíram 50 na sexta-feira e 40 recolocados para este sábado”, detalhou.
Observando que a maior procura foram as viagens para o Litoral Norte, o gerente de operações avaliou que o movimento ficou distante de outros feriadões no passado. “Antes tínhamos entre 45 e 48 mil pessoas”, recordou. Ele calculou que agora está por volta de apenas 20 mil pessoas.
Além da crise econômica, Jorge Rosa atribuiu o problema sobretudo à pandemia. Ele manifestou expectativa de que o veraneio 2021-2022 seja melhor.