Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Educação

Estado oferece capacitação gratuita para jovens de 17 a 22 anos do 3º ano do ensino médio

A ação é voltada para jovens de 17 a 22 anos, que concluíram ou estão fazendo o 3º ano do ensino médio em escolas públicas

A capacitação prevê curso com duração de três meses, a partir de 1º de agosto. Foto: Reprodução / Agência Brasil

Depois da primeira edição, com mais de mil jovens inscritos e aprovados, o Instituto Proa abre vagas para a segunda turma de capacitação on-line gratuita no Rio Grande do Sul, com inscrições abertas até  26 de julho. Voltada para jovens de 17 a 22 anos, que concluíram ou estão fazendo o 3º ano do ensino médio em escolas públicas, a capacitação prevê curso com duração de três meses, a partir de 1º de agosto. 

A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Ster), por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS); da Secretaria Estadual da Educação (Seduc); do Instituto Cyrela e da Fundação Casas Bahia. 

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hamilton Sossmier, ressalta que a parceria com o instituto Proa tem sido um presente para o futuro de muitos jovens, gerando novas oportunidades de capacitação e abrindo novas portas de trabalho, conhecimento e renda, facilitando o acesso ao primeiro emprego.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, destaca que a as capacitações do Instituto Proa são fundamentais para jovens que buscam a qualificação necessária ao primeiro emprego e a sua inserção no mercado de trabalho.

Durante três meses, os aprovados passarão por uma formação básica gratuita, que inclui aulas de autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Depois, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de análise de dados, varejo, administração, logística, promoção de marcas e UX Design.

No Rio Grande do Sul, o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia viabilizam o projeto gratuitamente para os estudantes e também para as empresas aderentes, que oferecem vagas aos alunos formados pelo Proa.

Conforme o IBGE,  22,8% dos jovens com 18 a 24 anos estavam desempregados no final de 2021. Foi com a perspectiva de capacitar esses jovens e prepará-los para o mercado de trabalho que um grupo de empresários criou o Proa em 2007, em São Paulo.  Na capital paulista e no Rio de Janeiro, mais de 9,5 mil jovens participaram do programa, sendo que, nove em cada 10, conquistaram vagas de emprego após o curso, conforme o Proa.

• Informações e inscrições estão disponíveis no site https://www.proa.org.br/

Serviço
• O quê: curso de capacitação on-line gratuita, com formação básica gratuita, com aulas de -autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Depois, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de análise de dados, varejo, administração, logística, promoção de marcas e UX Design.

• Para quem: jovens de 17 a 22 anos, que concluíram ou estão fazendo o 3º ano do ensino médio em escolas públicas.

• Inscrições: até 26 de julho pelo site https://www.proa.org.br/

• Como: curso com duração de três meses, a partir de 1º de agosto.

Com informações da Secom

[ID do metacontrolador=”6167″]

Leia também

Geral

O deputado estadual Fábio Ostermann (Novo) realizou um levantamento que apontou a CNH do RS como a mais cara do Brasil.

Agronegócio

O prazo para Declaração Anual de Rebanho, obrigatória para os produtores rurais,  terá início em 1º de junho e se estenderá até 31 de...

Geral

O consumidor terá prazo de até 90 dias para fazer o resgate dos valores.

Geral

A Assembleia Legislativa aprovou, na noite da terça-feira (3/5), o projeto de lei que prevê um aumento de 6% na remuneração dos servidores do...

Geral

Desde novembro de 2020, a folha vem sendo paga com regularidade.

Geral

Veículos suspeitos de serem utilizados para o cometimento de crimes foram interceptados e fiscalizados, refletindo na prisão em flagrante de 48 criminosos

Geral

Ranolfo assumiu após a renúncia de Leite, que esteve à frente do Executivo gaúcho por três anos e três meses.

Política

O governador não afirmou se irá concorrer à Presidência ou a outro cargo nas eleições deste ano.

Geral

Podem participar os credores dos cerca de 65 mil precatórios do TJRS, TRT4 e TRF4.

Geral

O programa também prevê de forma pioneira, recursos para garantir aos animais seus direitos assegurados em lei.

Geral

Veja onde e como acessar o documento

Agronegócio

Os volumes previstos deverão oscilar entre 20 e 45 mm na maioria das regiões

Geral

Os Alertas serão mantidos até que se tenha o resultado dos impactos causados pela alta circulação da população durante o feriadão de Carnaval

Agronegócio

Os volumes previstos deverão ser inferiores a 10 mm na Campanha, Região Central e na Fronteira Oeste.

Geral

Algumas regiões seguem apresentando crescimento de casos, ocupação em leitos clínicos e de UTIs e também de óbitos.

Agronegócio

A China manteve a liderança entre os principais destinos das exportações do agronegócio gaúcho em 2021

Geral

O balanço foi apresentado nesta quinta-feira pelo secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso