Na tarde da sexta-feira (1º), a Coomat ( Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi Ltda), que está completando 60 anos de fundação, inaugurou a unidade de secagem e silo de grãos na matriz em Toropi. Os investimentos são de R$ 3.800.000.00, quitados com recursos próprios. “Não financiamos, a Coomat não está devendo esta obra, já está paga e trará muitos benefícios aos produtores de nossa região, agilizando o recebimento e também aumentando em 60 mil sacos a nossa capacidade de estocagem em Toropi”, salientou o presidente da cooperativa, Sergio Renato Rossi de Freitas. A cooperativa possui uma filial em São Pedro do Sul.
Com o novo sistema, a Comat ampliou a capacidade de recebimento de grãos para 695 mil sacos, podendo aumentar com a entrada e saída de soja no período de colheita.
Ainda de acordo com o presidente estão previstos novos investimentos na cooperativa como uma área coberta com tombador de caminhão para descarga de grãos na matriz, a ampliação do supermercado e da área de estacionamento. “Vamos agilizar o atendimento, fazer andar, não pode um produtor rural chegar aqui e ficar em filas esperando para descarregar. Queremos ampliar o nosso supermercado e o estacionamento em frente a cooperativa. O fluxo de carros está bastante acentuado, principalmente na sextas e sábados. Estes são os próximos projetos da cooperativa”, disse Freitas