Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Geral

Ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

O processo de formação do fenômeno começa na sexta-feira (30). Imagem: tempo.com

Nos últimos dias, após a passagem de uma frente fria, o tempo está sendo marcado pela atuação da massa de ar polar no centro-sul do Brasil. O sistema está proporcionando, além do frio intenso, condições de tempo firme e ensolarado em praticamente toda a região Sul do Brasil.

No entanto, este panorama já está próximo de mudar novamente. No final desta semana, a região Sul do Brasil será impactada pela formação de um ciclone extratropical, fenômeno meteorológico que trará chuvas intensas e ventos fortes especialmente para o Rio Grande do Sul.

O processo de formação do fenômeno começa na sexta-feira (30), quando um cavado – uma região alongada de baixa pressão atmosférica – começa a se aprofundar, trazendo as primeiras chuvas para partes da Argentina e do Uruguai. A precipitação se estenderá até alguns municípios do Rio Grande do Sul mais próximos da fronteira com o Uruguai, incluindo o sudoeste e sudeste do estado gaúcho.

No sábado (31), o cavado se aprofunda mais e dá origem de fato ao ciclone e sua frente fria associada, com centro na altura do Uruguai. Ao longo do dia, a frente avançará e atingirá também o restante do estado gaúcho.

Nas regiões mais afetadas, as chuvas podem alcançar volumes de até 70 mm e podem vir acompanhadas de granizo. Existe risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas urbanas e rurais.

Veja a previsão do site tempo.com para os próximos dias em São Pedro do Sul.

Leia também