Frio extremo e com intensidade que raramente se viu na história recente foi registrado em áreas do Oeste, do Centro e, especialmente, do Sul do Rio Grande do Sul no começo desta terça-feira (9), marcando o máximo de intensidade desta onda de frio. Houve mínimas negativas generalizadas e com valores excepcionalmente baixos.
O frio extremo se concentrou no Oeste, Centro e o Sul gaúcho porque eram as áreas do estado com tempo aberto, perfil seco da atmosfera e vento calmo, o que favoreceu o enorme resfriamento, enquanto na Metade Norte gaúcha havia abundante cobertura de nebulosidade que dificulta queda maior da temperatura.
Já as temperaturas excepcionalmente baixas foram consequência de uma massa de ar extremamente frio que estava entre o Centro da Argentina, o Uruguai e a Metade Sul gaúcha, causando também frio de intensidade incomum e rara de se ver nos países vizinhos.
Em São Pedro do Sul o termômetro da Praça Crescêncio Pereira chegou a marcar temperatura negativa nesta madrugada e início da manhã, – 1ºC. Confira a previsão da MetSul Meteorologia para os próximos dias no município da região central do Estado.
Quarta-feira (10) – Sol com nuvens e mínima de 3ºC com máxima de 10ºC
Quinta-feira (11) – Sol com nuvens e mínima de 4ºC com máxima de 11ºC
Sexta-feira (12) – Sol com nuvens e mínima de 6ºC com máxima de 13ºC
Sábado (13) – Sol com nuvens e mínima de 4ºC com máxima de 13ºC
Domingo (14) – Chuva fraca (0,9 mm) e mínima de 8ºC com máxima de 11ºC