Está recolhido ao Presídio de Caçapava do Sul, Marco Gilberto Müller Becker Filho, 30 anos, preso na noite de ontem, terça-feira (22) por agentes da Delegacia de Combate a Crimes Rurais, em Porto Alegre. O homem e um comparsa são suspeitos de aplicar golpes contra pecuaristas de pelo menos 10 municípios das regiões Central e da Fronteira do Estado causando um prejuízo estimado em R$30 milhões.
De acordo com a Polícia Civil de Formigueiro, onde o acusado residia, existem cerca de 30 ocorrências de produtores rurais registradas em DPs, onde os criadores relatam que venderam animais para os suspeitos e não receberam o pagamento combinado. Entre os pecuaristas lesados está um morador do interior de Dilermando de Aguiar, que afirma ter tido um prejuízo de aproximadamente R$100 mil com o golpista.
Marco estaria mantendo um esquema de compra e venda de gado, adquirindo os animais para pagamento a prazo e vendendo por um preço menor, na maioria das vezes em leilões, recebendo o valor integral à vista.
Ele estaria no mercado de compra e venda destes animais a cerca de dois anos quando teria iniciado o esquema respaldado por uma suposta amizade com um jogador de futebol que reside no Estado e teria ficado milionário atuando em clubes do exterior.