O governo do município de São Pedro do Sul realizou na última quinta-feira, dia 05, uma reunião na Casa de Cultura com os pais ou responsáveis dos estudantes contemplados no Programa Caminho do Futuro, iniciativa voltada ao apoio no transporte escolar na cidade, para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Além do prefeito Fernando Cezar e do vice-prefeito Bruno Pinheiro, também estiveram presentes vereadores Kinha e Kiko Panciera, além dos secretários municipais Luciane Aita (Educação), Maiquel Marconatto (Desenvolvimento Social), Luiz Felipe Bassaco (Turismo) e Frederico Bayer (Administração).
O encontro teve como objetivo orientar as famílias, entregar os cartões do benefício e reforçar a importância da participação no programa, que busca garantir o acesso e a permanência dos alunos na rede municipal de ensino.
Projeto nasceu da escuta da comunidade
Durante a reunião, o vice-prefeito Bruno Pinheiro destacou que o programa surgiu a partir do diálogo com a população. “O Caminho do Futuro não nasceu da ideia de um político, mas da sensibilidade de ouvir a comunidade. Ele surgiu a partir de uma visita do prefeito Fernando, então candidato, ao bairro Santo Antônio. Na ocasião, uma moradora apresentou a dificuldade de custear o transporte dos filhos”, afirma.

Segundo Bruno, a demanda levou à construção de uma proposta ainda no período eleitoral. “Nosso governo nasce com o propósito de ouvir as pessoas e governar para elas. Esse é um projeto inovador, que não existe na região e precisou passar por muitos órgãos de controle para ser feito de forma correta e legal”, destaca ele.
O vice-prefeito explicou que foram realizadas viagens a Porto Alegre, consultas ao Tribunal de Contas e análises técnicas para viabilizar o programa. A gestão também optou pelo credenciamento das empresas de transporte já atuantes no município. “O programa passou a ser conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, organizando a parte financeira e legal até chegar à Câmara de Vereadores. Ele foi instituído pela Lei Municipal nº 3.999, de outubro de 2025”, afirma Bruno.
Mais de 140 alunos contemplados
O vice-prefeito afirma que, neste início de ano letivo, o projeto foi retomado com a homologação dos primeiros beneficiados. “Chegamos ao número de 143 alunos contemplados, que atenderam aos critérios de vulnerabilidade social e distância. Todos foram contatados e agora recebem seus cartões para iniciar o programa”, ressalta Bruno.
Educação como herança para o futuro
O prefeito Fernando Cezar também falou aos presentes, ressaltando que embora o transporte rural já seja garantido, muitos alunos da cidade enfrentam dificuldades. “Nós temos mais de 1.500 alunos na rede municipal, sendo cerca de 1.200 na área urbana. Não temos condições de bancar transporte para todos, mas precisamos ajudar quem mais precisa”, afirma Cezar.
O prefeito explica que o Tribunal de Contas considerou o programa inovador e orientou que os repasses fossem feitos diretamente às empresas, garantindo mais transparência. “Estamos fazendo tudo conforme recomendado pelos auditores. Por isso o programa não entrou em vigor antes. Preferimos fazer da forma correta”, salienta.
Para Fernando, investir em educação é investir no futuro do município.“A maior herança que podemos deixar para nossos filhos é a educação. Ninguém tira isso deles”, afirma.
Ele também destaca relatos de motoristas que mostram o esforço das famílias para manter os filhos na escola. “Há casas sem luz por falta de recurso, mas que continuam pagando transporte. Isso mostra o quanto vocês valorizam a educação. É justo que o poder público ajude nessas situações”, enfatiza.
Formação de cidadãos e profissionais
O prefeito reforça que o programa vai além do apoio financeiro. “Esse auxílio é para formar profissionais e cidadãos do futuro. Talvez, em alguns anos, esses alunos estejam aqui como professores, médicos, vereadores ou em outras profissões”, afirma ele.
Fernando faz um apelo às famílias: “Pais e responsáveis, incentivem seus filhos a levarem a educação a sério. Essa é a melhor herança que vocês podem deixar”.
Para o prefeito, a implantação do programa representa um momento especial de sua gestão. “É um dos dias mais felizes da minha administração poder cumprir uma promessa tão importante”, finaliza.
Funcionamento e etapas de inscrição
A Prefeitura abre inscrições para que famílias interessadas registrem seus filhos no programa. Em 2026, uma segunda chamada de inscrições foi anunciada, ampliando oportunidades para quem ainda não havia efetuado o cadastro em primeira fase. Após o período de inscrições é divulgada a lista de alunos contemplados com o apoio, permitindo que as famílias confiram se foram selecionadas para receber o benefício. 
As inscrições para a segunda chamada devem ser feitas até o dia 11 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no edital, no link:
Apoio institucional e logística
A operacionalização do Caminho do Futuro envolve processos licitatórios para garantir a oferta do transporte. Em 2025, por exemplo, a administração municipal realizou chamada pública para credenciar empresas de transporte escolar, com o objetivo de fornecer micro-ônibus ou vans que atendessem os estudantes inscritos no programa. 
Além disso, ações como reuniões com pais e responsáveis ocorrem periodicamente para esclarecer o funcionamento do programa.
Por Andressa Scherer Tormes

































































