Na terça-feira, dia 06, teve início o Curso de Formação de Arqueo-educadores, na Casa de Cultura de São Pedro do Sul. O curso contou com a presença de profissionais das áreas de educação e patrimônio, que iniciaram a capacitação voltada para a preservação e divulgação do patrimônio arqueológico da região.
A ação faz parte do projeto “Qualificação do Programa de Musealização do Sítio Arqueológico Abrigo da Pedra Grande (RS-SM-07)”, aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (SEDAC/RS), com financiamento do Ministério da Cultura, dentro da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O curso tem como objetivo qualificar arqueo-educadores para atuar na gestão e divulgação do sítio arqueológico da localidade de Pedra Grande, interior do município.
Os participantes, que incluem professores de História, Geografia, Ciências e docentes de 4º ano (que abordam conteúdos sobre o município), tiveram a oportunidade de aprender sobre as práticas de musealização, gestão de patrimônio e metodologias pedagógicas aplicadas ao ensino da arqueologia. A formação busca fomentar a importância da educação patrimonial desde os primeiros anos escolares, capacitando os professores para que possam trabalhar esses conteúdos com os alunos de forma engajante e interativa.
O próximo encontro acontecerá no dia 14 de maio, quando os participantes terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos e discutir novas abordagens para a educação patrimonial, além de analisar as práticas e experiências no campo da arqueologia local. O curso é uma excelente oportunidade para o fortalecimento da educação e valorização do patrimônio arqueológico regional, promovendo o engajamento dos educadores na preservação da memória histórica e cultural de São Pedro do Sul. Com informações da Assessoria de Comunicação da PMSPS































































