Dados do Censo de 2022, divulgados na última semana, revelaram uma característica marcante da população brasileira – o país se apresenta como majoritariamente feminino.O Censo mostrou um país com cada vez mais mulheres. São 6.015.894 a mais de brasileiras do que de brasileiros. Para cada 100 mulheres no país, há 94,2 homens. Em 2010, essa relação era bem menor: 98,7.
“Isso está relacionado com a maior mortalidade dos homens em todos os grupos etários: desde bebê até as idades mais longevas, a mortalidade dos homens é maior. Além disso, nas idades adultas, a sobremortalidade masculina é mais intensa. E, com o envelhecimento populacional, a redução da população de 0 a 14 anos e o inchaço da população mais idosa há um aumento da proporção de mulheres, já que elas sobrevivem mais em relação aos homens”, analisa a gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Izabel Marri.
Em São Pedro do Sul, essa tendência se reflete, com predomínio do sexo feminino. No município a população feminina soma 7.977 moradoras, enquanto a masculina soma 7.600 moradores, totalizando 377 mulheres a mais de homens numa população de 15.577 habitantes.
