Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Agronegócio

Governo do Estado celebra a maior safra de soja da história do RS

Governador Eduardo Leite grava vídeo sobre a safra da soja 2020/2021. Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini.

Com produção de 20,2 milhões de toneladas em área de 6,08 milhões de hectares, o Rio Grande do Sul finaliza a maior safra de soja da sua história. Devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo a tradicional Abertura da Colheita de Soja, realizada em Tupanciretã, foi cancelada. Porém, diante de marcas nunca antes atingidas no Estado, o governador Eduardo Leite divulgou um vídeo na quarta-feira (26/5) celebrando a safra histórica.
Ao lado dos prefeitos Gustavo Terra, de Tupanciretã, e Bernardo Quatrin Dalla Corte, de Júlio de Castilhos – dois dos maiores municípios produtores de soja do RS; do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes; e do presidente da Federação da Agricultura no Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, o governador lembrou a severa estiagem que castigou as lavouras gaúchas em 2020 e reconheceu o esforço e a dedicação dos produtores rurais.

“Eu costumo dizer que todos os empreendedores merecem o nosso respeito e todo nosso trabalho para ter melhor espaço para empreender, mas especialmente aqueles que trabalham no agronegócio, porque se submetem, além de tudo, ao imponderável do clima. E, mesmo depois de um ano de estiagem e dificuldades, novamente estiveram lá, plantando, acreditando, com esperança no futuro, e que bom que, desta vez, temos uma safra que vai nos entregar muitos bons resultados. Vai movimentar a nossa economia e vai fazer rodar não apenas o mundo do campo e com o que com ele se relaciona, mas é dinheiro que vai circular na economia gaúcha num momento que a gente precisa desses recursar para a retomada que esperamos no pós-pandemia”, afirmou o governador.

Conforme a Emater-RS, 96% das áreas já estão colhidas no Estado. Se confirmadas as expectativas, nos próximos dias a produção da oleaginosa terá alcançado crescimento de 80% em relação a 2020.
A soja está presente em 95.482 estabelecimentos de 424 dos 497 municípios gaúchos, segundo o IBGE. Entre eles Tupanciretã que é o maior produtor do grão, seguido por Júlio de Castilhos.
Devido à expansão na soja, a safra gaúcha de grãos de verão deverá totalizar 24,6 milhões de toneladas no atual ciclo, o que representa expansão de 59,2% frente à temporada anterior, conforme a Emater-RS.

Leia também

Agronegócio

A expectativa de produtividade para o final de safra, ponderando sobre a colheita de lavouras com diferentes potenciais produtivos, permanece em 1.511 quilos por...

Agronegócio

A produção de arroz está estimada em 10,5 milhões de toneladas, volume 10,5% inferior ao da safra passada.

Agronegócio

A estimativa de produtividade é 1.460 kg/ha

Agronegócio

Até o início de fevereiro, as previsões indicavam quebra de 50% na produção, já que se estima safra de 11 milhões de toneladas.

Agronegócio

As lavouras em maturação representam 20% da área cultivada, e mesmo com as chuvas não apresentaram sinais de recuperação e têm perda consolidada na...

Agronegócio

A China manteve a liderança entre os principais destinos das exportações do agronegócio gaúcho em 2021

Agronegócio

Vazio sanitário da soja será de 13 de julho a 10 de outubro de 2022

Agronegócio

O período do vazio sanitário no RS é de 13 de julho a 10 de outubro.

Agronegócio

A reivindicação é para que seja flexibilizada a data fixada na portaria que trata do Programa de Controle da Ferrugem Asiática

Agronegócio

Do total plantado, 90% está em fase de germinação ou desenvolvimento vegetativo, 10% em floração.

Agronegócio

Na pecuária, mesmo com a diminuição da oferta de forragens a campo, o estado corporal do rebanho bovino ainda é considerado satisfatório.

Agronegócio

Entre janeiro e setembro de 2021, as exportações do agronegócio gaúcho somaram US$ 11,5 bilhões.

Agronegócio

Segundo colaboradores do Cepea, a pressão está atrelada à necessidade de liberar estoques para a chegada da nova safra.

Agronegócio

Das seis regionais arrozeiras, apenas a Depressão Central aponta para crescimento da área cultivada com arroz. Foto: SEAPDR

Agronegócio

As inscrições estão abertas e são gratuitas e fazem parte de um projeto chamado Agrega Biome Solo.

Agronegócio

Produto que mais contribuiu para o resultado foi a soja.

Agronegócio

O período definido pelo Mapa para a semeadura da soja passa a ser de 13 de setembro de 2021 a 31/01/2022.