Há dois anos o atleta são-pedrense Lucas Flores, 21 anos, embarcou para Portugal, rumo a primeira oportunidade na Europa. O goleiro se despediu da base do Internacional, time em que atuava na época, para seguir carreira na equipe principal do time português Rio Ave, na cidade de Vila do Conde.
Recentemente, Lucas esteve em São Pedro do Sul durante período de férias, visitando familiares e conversou com a reportagem do Gazeta Hoje sobre sua trajetória e a experiência em Portugal.
De acordo com o jogador, o primeiro contato com o futebol ocorreu ainda na infância, na Escolinha do professor Scalabrin. “Depois, a convite de amigos, fui à Santa Maria jogar no Novo Horizonte, onde fiquei por seis anos e fui chamado para testes no Internacional onde fiquei por mais seis anos numa passagem vitoriosa até 2022. Então rumei para Portugal para jogar pelo Rio Ave, onde já são 2 anos defendendo a equipe”, recorda Lucas.
O goleiro foi um dos destaques da equipe sub-20 do Internacional, sendo campeão do Brasileiro, Supercopa e Gaúcho da categoria em 2021. Também viveu grande momento na Copa São Paulo, em janeiro de 2022. Com isso, passou a treinar com o elenco profissional e chegou a ser inscrito na Sul-Americana.
O goleiro afirma que está sendo uma oportunidade única atuar no time português. “É uma experiência muito positiva, poder conhecer lugares diferentes através da minha carreira profissional. Foi um processo muito rápido e contei com a ajuda de todos no clube, para que acontecesse o mais rápido possível”, afirma.
Sobre a cidade potuguesa, Lucas diz se tratar de um lugar tranquilo. “Gosto muito de viver por Vila do Conde. Fica no distrito de Porto, uma cidade com praia e movida pela pesca”, destaca.
Apesar da distância e dos compromissos profissionais, Lucas procura retornar a cidade natal sempre que pode. “Costumo dizer que as minhas férias vão ser sempre em São Pedro do Sul, pelo menos parte dela. Eu não abro mão de voltar para a nossa cidade, ver os meus familiares e amigos. Também aproveito para descansar ao máximo”, diz o jogador.
Sobre os projetos futuros, Lucas afirma que pretende continuar em busca de seus objetivos profissionais e pessoais. “Pretendo me firmar cada vez mais no cenário do futebol, sempre com o os pés no chão e a cabeça no lugar, focado em todos os objetivos”, finaliza.
Confira o vídeo da Temporada 2023/2024 de Lucas Flores
Por Andressa Scherer Tormes