O que parecia ser um ato de vandalismo, situação frequente na Praça Crescêncio Pereira em São Pedro do Sul, não foi confirmado. Funcionários da secretaria de Obras do Município foram encarregados de fazer uma limpeza nos canteiros do logradouro público e ao contrário de fazer a retirada do inço, arrancaram as folhagens de trapoeraba-roxa em vários canteiros. A planta também conhecida como coração roxo, é um tipo de folhagem pendente que desce seus ramos formando um tapete roxo sobre o ambiente em que se encontra.
As trapoerabas foram replantadas em todos os canteiros elevados da praça em 2020 (na época restavam poucas mudas nestes locais) por voluntários, em razão do ajardinamento do local estar em estado precário. Na época junto com as trapoerabas foram plantadas mais de 3 mil mudas de Bulbine, pequena planta herbácea, sem caule e com folhagem de florescimento ornamental durante a maior parte do anos.
Alertado do problema pela reportagem do Portal de Notícias Gazeta Hoje, o secretário de Obras, Alexander Oesterreich determinou as servidores que suspendessem o serviço. As plantas arrancadas foram colocadas no lixo da praça.
