A 2ª EXPO São Pedro, realizada nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no Ginásio Municipal Álvaro Becker e no Parque de Eventos, em Igrejinha, atraiu um público estimado em 20 mil pessoas ao longo dos três dias de programação.

Neste ano, a feira contou com 113 espaços de exposição, sendo 79 internos e 34 externos, três palcos, oito shows gratuitos e quinze palestras, reunindo empreendedores, instituições e visitantes em um espaço voltado ao lazer, à capacitação e à valorização da comunidade local.
Imagens: Weslei Drones / Gazeta Hoje.
A diretora do Departamento de Cultura e integrante da Comissão Organizadora da Feira, Mariana Binato de Souza, avalia de forma muito positiva o resultado da EXPO. “A feira desde o início teve uma receptividade muito grande, do público, dos expositores, da comunidade do entorno do ginásio, das entidades que tiveram espaço para mostrar seu trabalho voluntário na comunidade. Enfim, foi um grande projeto que iniciou em 2023 e ganhou uma força muito grande em 2025. A acolhida e o investimento da administração municipal foram primordiais para o sucesso do evento, assim como os demais investimentos que foram aportados tanto dos patrocinadores municipais quanto estaduais. A comunidade pôde ver este investimento retornar em forma de lazer e oportunidade de negócios em um espaço confortável e acolhedor”, destaca.
Objetivos alcançados
Entre os principais focos da edição deste ano estiveram o conforto do público, a gratuidade e a oferta de capacitação. “Atingimos nosso objetivo com louvor. A comunidade passeava pelos corredores da feira com tranquilidade e sorriso no rosto”, comemora Mariana.

Momentos marcantes
Diversas atrações emocionaram o público e marcaram a equipe organizadora. “Vários momentos foram importantes: ver as escolas presentes, a apresentação da APAE, o nosso fórum de turismo com palestras direcionadas aos nossos artesãos. Enfim, foram momentos e atividades pensadas, uma a uma, para o público aproveitar”, ressalta a dirigente cultural.
Outro destaque foi o envolvimento da comunidade. De acordo com Mariana, a comunidade vibrou com o retorno da feira para a cidade. “Os empreendedores compraram todos os espaços em menos de uma semana. As instituições adoraram estar presentes na feira mostrando seu trabalho voluntário. Não teve quem não se envolveu com a feira.”, destacou ela.
Impactos econômicos e de divulgação
A EXPO também trouxe reflexos positivos para a economia e a visibilidade de São Pedro do Sul. “A divulgação do município na região e no estado é evidente quando temos eventos tão grandes. A reunião dos prefeitos da AM Centro traz a representação de 33 municípios da região, pessoas que talvez nunca tenham vindo até nosso município. Quanto à economia, mesmo os empreendimentos que não estavam ligados diretamente à Expo São Pedro tiveram um significativo aumento de vendas nos dias da feira. Eventos movimentam a cidade como um todo, afirma Mariana.
Quanto à arrecadação total, os dados estão sendo consolidados, pois a comissão organizadora ainda está recebendo o retorno dos empreendedores.
Expectativas para o futuro
Os planos para a próxima edição já estão sendo traçados. “Manter a gratuidade e tentar aumentar o número de espaços de venda para os expositores”, adiantou Mariana.
Com resultados expressivos e o envolvimento dos empreendedores e da comunidade, a 2ª EXPO São Pedro se consolida como um dos maiores eventos do município, reforçando o potencial cultural, econômico e turístico de São Pedro do Sul. Por Andressa Scherer Tormes
