Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Agronegócio

Entidades convocam fumageiras para obter respostas sobre a comercialização

A pauta compreende o debate na busca de soluções para a compra de todo o tabaco. Foto: Afubra

O atual momento da comercialização da safra 2021/2022 de tabaco e o descontentamento e frustração que vem gerando entre os fumicultores fez com que a comissão representativa dos produtores de tabaco – formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – marcasse reuniões com as empresas fumageiras para a próxima semana.

Serão 10 empresas reunidas, de forma individual e por videoconferência, com os representantes das entidades. A pauta compreende o debate na busca de soluções para a compra de todo o tabaco, a dispensa de multa, o estabelecimento de apuração do custo de produção em conjunto entre entidades e cada empresa para o início da negociação de preço para a safra 2022/2023 e para a implantação da compra de tabaco com folha solta.

Para a Afubra, o atual momento de comercialização compromete todo o sistema integrado. “Não podemos concordar com o que o fumicultor vem enfrentando e queremos esclarecimentos e soluções de cada uma das empresas do porque isto está acontecendo”, enfatiza o presidente da entidade, Benício Albano Werner.

Já a pauta com o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) irá abordar a governança e a sustentabilidade da cadeia produtiva do tabaco. “As entidades que representam os fumicultores entendem que o Sindicato que representa as empresas fumageiras precisa se posicionar pela manutenção e segurança do sistema integrado”, finaliza Werner. Fonte: Afubra

Leia também

Agronegócio

A feira ocorre no Parque de Exposições, em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo

Agronegócio

Entre as novidades desta edição, está a ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar

Agronegócio

O público poderá visitar o Parque de Exposições da Expoagro Afubra e conferir as novidades do setor.

Agronegócio

Veja os índices de custo de produção e as propostas das fumageiras.

Agronegócio

Tudo indica que nesta safra a comercialização do tabaco será favorável ao produtor.

Agronegócio

Mais de 70 mil famílias rurais estiveram envolvidas no processo produtivo de fumo no Estado.

Geral

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou, na semana passada, durante o Conecta Expoagro Afubra, Especial Online, ligando o campo e a cidade,...