A Cooperativa Agropecuária de São Pedro do Sul (Cooperagro) inaugurou na terça-feira (21), uma nova unidade no município de Mata. A instalação da loja representa um importante passo na expansão da cooperativa, oferecendo aos produtores rurais da região maior proximidade, acesso a insumos e suporte técnico.

Segundo o presidente da Cooperagro, Adenilton Diesel, a chegada ao município é resultado de uma demanda antiga dos agricultores locais. “É um compromisso com os produtores da região, que há tempos demandam uma estrutura mais próxima e eficiente para atender às suas necessidades. Para nós, é motivo de orgulho contribuir para o fortalecimento da agricultura local e estar cada vez mais presente onde o produtor está”, afirma Adenilton.

A nova unidade na cidade de Mata está localizada na rua 07 de setembro, nº 135. A cooperativa funcionará de forma integrada com a matriz localizada em São Pedro do Sul, garantindo agilidade no atendimento. “Tudo o que temos disponível na matriz também estará acessível aos produtores da região de Mata. Como temos colaboradores se deslocando diariamente entre as unidades, as demandas que não estiverem disponíveis a pronta entrega serão rapidamente encaminhadas e atendidas. O objetivo é garantir agilidade, proximidade e eficiência no atendimento ao produtor rural”, enfatiza o presidente.
Escolha estratégica baseada em potencial agrícola
A decisão de instalar a loja em Mata foi tomada com base em estudos técnicos realizados pela cooperativa que identificou o potencial agrícola da região, o perfil dos produtores locais e a carência de uma estrutura cooperativista mais próxima. “A receptividade da comunidade e o apoio do poder público também foram fundamentais para essa decisão”, afirma Adenilton.
De acordo com o presidente, a expectativa é aumentar o número de cooperados na nova unidade. “Atualmente, cerca de 180 cooperados da região de Mata já fazem parte da Cooperagro, mesmo antes da instalação da unidade física. Com a inauguração, nossa expectativa é dobrar esse número nos próximos dois anos, fortalecendo ainda mais nossa base e presença regional”, destaca ele.
Apoio à agricultura familiar e geração de empregos
O presidente reforça que o acesso a insumos e orientação técnica proporcionada pela equipe da Cooperagro contribui diretamente para a produtividade rural. “A proximidade com o produtor facilita o acesso a tecnologias, insumos de qualidade e orientação técnica. Isso gera mais eficiência no campo, melhora a produtividade e fortalece a renda das famílias. A cooperativa atua como um elo de apoio e desenvolvimento para quem vive da terra”, afirma Adenilton.
A unidade em Mata já gerou três empregos diretos e, indiretamente, também assegura mais empregos na matriz e no depósito de São Pedro do Sul.
Diferenciais e consolidação
De acordo com Diesel, o modelo de gestão participativa e a transparência no relacionamento com os associados permanecem como marcas da cooperativa.“Nosso diferencial está no atendimento próximo, na transparência nas relações e na valorização do cooperado. Além disso, oferecemos produtos com excelente custo-benefício, suporte técnico qualificado e um modelo de gestão participativa, onde o produtor tem voz ativa nas decisões”, afirma o presidente.
No entanto, diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor agropecuário, novas expansões serão avaliadas com cautela. “Para os próximos meses, não temos novos investimentos ou expansões previstas. Nosso foco agora é consolidar essa nova unidade com solidez e responsabilidade. O setor agropecuário enfrenta uma crise financeira importante, com dificuldades de acesso ao crédito, renegociações complexas e desvalorização expressiva dos grãos, especialmente o arroz. Além disso, estamos em um momento de escassez de moeda no campo. Por isso, qualquer passo futuro será dado com muito planejamento, respeitando a realidade do produtor e do mercado”, destaca Adenilton.
Cooperativismo como motor de desenvolvimento
Para o presidente, o cooperativismo tem papel fundamental no fortalecimento da economia local, sendo uma ferramenta poderosa de transformação. Ele promove inclusão, fortalece a economia local, valoriza o trabalho no campo e gera renda de forma justa e sustentável. “O cooperativismo é essencial para manter o produtor no campo com dignidade. Principalmente nestes momentos difíceis que o agro vem enfrentando”, ressalta.

Adenilton também faz um agradecimento especial à população de Mata: “Queremos agradecer à comunidade de Mata pela acolhida e confiança. Esta unidade é de vocês. Estamos aqui para somar forças, ouvir, colaborar e crescer juntos. Aos novos cooperados, reforçamos nosso compromisso de caminhar lado a lado, oferecendo suporte, segurança e valorização. Sejam bem-vindos à família Cooperagro Mata!”, conclui.
Por Andressa Scherer Tormes
















































