Uma grande concentração de produtores rurais, lideranças e apoiadores do movimento Securitização Já, irá acontece nesta sexta-feira (4), em São Pedro do Sul.
A mobilização, que busca a securitização das dívidas rurais contraídas por agricultores devido a eventos climáticos como secas e enchentes nos últimos anos, inicia ás 8h no trevo de acesso a cidade, quando cerca de 150 máquinas irão percorrer ruas centrais da cidade e estacionar no entorno da Praça Crescêncio Pereira, onde será entregue nas agências bancárias um documento reivindicando a securitização das operações de crédito rural, referentes a custeio, investimento e comercialização, de produtores rurais, cooperativas agropecuárias e agroindústrias.
Segundo a organização do tratoraço, são esperados cerca de 1.000 pessoas na manifestação, entre apoiadores, produtores rurais e lideranças, vindas de diferentes regiões do Estado.
De acordo com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS -, que apoia o movimento, “é urgente que sejam adotadas medidas concretas para garantir o plantio das próximas safras e evitar a paralisação do setor. A inação diante dessa realidade comprometerá a produção de alimentos, a geração de empregos e a arrecadação dos municípios — muitos já fragilizados por sucessivas perdas econômicas. Os efeitos não se restringem apenas ao campo, pois a redução da produção agrícola desencadeia impactos em todos os setores, penalizando, também, a população urbana, com escassez de alimentos, alta de preços e retração econômica nas regiões produtoras”.

Nos canteiros as margens da BR 287, entrada da cidade, várias faixas confeccionadas por empresas da cidade, foram colocadas em apoio ao movimento do agricultores.
