O município de São Pedro do Sul foi contemplado pelo programa “Pró Missões”, que prevê o repasse de recursos de até 40 milhões de reais para os municípios relacionados à primeira e à segunda fase das reduções jesuíticas. Em São Pedro do Sul, que abrigou a redução de São José, está prevista a construção de um Centro de Interpretação da Redução de São José, com o objetivo de preservar e divulgar a história da primeira fase das reduções jesuíticas na região.

O centro será edificado no espaço da antiga casa colonial, junto ao trevo de acesso ao município e fará referência principalmente à Pedra Grande, local que abrigou a redução de São José por volta do ano de 1630. Este espaço irá reunir a história da primeira fase missioneira, bem como os achados arqueológicos de São Pedro do Sul. Além disso, o espaço abrigará o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o Departamento de Turismo do município. A estrutura será ampliada em mais de 100 m², aproveitando as edificações existentes no terreno da antiga casa colonial.
O local contará com instalações adequadas para receber excursões, grupos de turistas e a comunidade local, fortalecendo a integração de São Pedro do Sul à temática missioneira e destacando seus importantes registros e fatos históricos. O projeto é de responsabilidade técnica da arquiteta Patricia Stein e coordenado pelo Departamento de Cultura, Secretaria de Planejamento e Departamento de Turismo.
O engenheiro e pesquisador Álvaro Medeiros de Farias Theisen foi um dos principais impulsionadores dos projetos e, em parceria com o Deputado Eduardo Loureiro, articulou os 13 municípios junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Sua atuação foi crucial para a destinação dos recursos, viabilizando esse significativo reconhecimento histórico para a região.Atualmente, o município está em fase de formalização do convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a construção do Centro de Interpretação.
O repasse do recurso de R$1.500.000,00 com contrapartida de 7,5% está previsto para 2025, ano em que as obras deverão ter início.A inauguração do espaço está planejada para 2026, ano em que serão comemorados os 400 anos das reduções jesuíticas no Rio Grande do Sul, celebração esta que o município de São Pedro do Sul integra a comissão organizadora alusiva a esse marco histórico, reafirmando sua importância no contexto missioneiro e na preservação do legado cultural da região.































































