A Biblioteca Municipal Rui Barbosa completa em 2021, 46 anos de funcionamento em São Pedro do Sul, desde sua instalação como “Sala de Leitura Municipal” em 1975. A princípio houveram dúvidas quanto às datas de fundação, mas sabe-se agora que a instalação da Biblioteca aconteceu em 10 de março de 1975, após ser fundada em dezembro de 1974.
Com a reabertura do local, após bandeira preta, neste ano a comemoração aconteceu nesta quinta-feira (27/5) , data em que a Biblioteca passou a fazer parte do Instituto Nacional do Livro (INL), em 27 de Maio de 1975, e ter seu Certificado de Registro.
Como forma de comemoração pelos 46 anos de funcionamento, a Biblioteca realizou a atividade “Livros na Cidade”. Durante a manhã de hoje, alguns são-pedrenses se depararam com um presente. “Foram 46 livros distribuídos em pontos da cidade. Esta ação, além de comemorar os 46 anos de existência da biblioteca, busca fomentar o incentivo à leitura. Todos os livros provém de doações ”, afirmou a diretora da biblioteca, Warla Weide.
As pessoas que encontrarem os livros são convidadas a compartilhar a experiência usando #LivrosNaCidadeSPS , #BibliotecaRuiBarbosa46anos e marcar a @biblioteca_rui_barbosa no instagram e a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa no facebook.
Durante visita ao local na manhã de hoje, a prefeita Ziania Bolzan também foi presenteada com um dos exemplares dos livros, pela equipe da biblioteca e pela Diretora do Departamento de Cultura, Mariana Binato de Souza. Ziania parabenizou a equipe pelo trabalho que vem sendo realizado no município e destacou a importância do espaço para o incentivo à leitura, em um ambiente harmonioso e acolhedor. Para Mariana, o local está presente na memória dos são-pedrenses. “O acervo é visitado diariamente por pessoas de todas as idades. É até hoje um local de promoção da educação e da cultura do nosso município e o Departamento de Cultura preza por ele para que cada vez mais seja preservado e visitado pela comunidade”, destacou a diretora do Departamento de Cultura.
A Biblioteca Municipal encontra-se na Rua Sete de Setembro, esquina com a Praça Crescêncio Pereira. Possui um acervo com mais de 8.000 (oito mil) exemplares de livros que podem ser retirados das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além disso conta com a “Sala de Leitura Armando Pereira Mendonça” e duas gelotecas públicas que, constantemente, são abastecidas com novos livros.
(Com informações de Andressa Scherer / Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal)