Após um fim de semana de tempo estável em todo o Rio Grande do Sul, as instabilidades voltam a ganhar força a partir desta segunda-feira (18). Podem ocorrer temporais isolados, eventual queda de granizo e rajadas pontuais de vento nas regiões da Campanha, Sul, Sudeste, Centro e Missões. A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alerta para chuva e tempestade.
Por conta de um sistema de baixa pressão, fluxo de umidade e atuação de uma frente fria, o Estado deve registrar nesta segunda-feira chuva volumosa e a persistência das cheias dos rios da Metade Sul. As instabilidades devem seguir atuando em todo o RS na terça-feira (19), com risco de temporais isolados e vento na maioria das regiões. Na Metade Sul e Centro, os acumulados variam entre 40 e 60mm ao dia nessas áreas.
De acordo com a Met Sul Meteorologia, tem previsão de chuva para São Pedro do Sul desta segunda (18)a sexta-feira (22). Veja abaixo:

Saiba mais:
Após um longo período sob a influência do Fenômeno La Niña e uma breve fase de neutralidade, o El Niño, cuja principal característica é o aquecimento anômalo e persistente da temperatura da superfície do mar na região do Oceano Pacífico Equatorial, está de volta.
Nos últimos meses, a temperatura da superfície oceânica no Pacífico próxima à costa sul-americana ficou acima da média, se expandindo para oeste e atingindo a porção central do Pacífico equatorial. Em junho, as condições de temperatura da superfície do mar observadas mostraram um padrão típico do fenômeno El Niño, apresentando uma extensa faixa de águas quentes em grande parte daquele oceano, desde a porção central até a costa da América do Sul, com anomalias de temperatura variando entre 0.5°C e 3°C.
As previsões dos modelos climáticos globais indicam mais de 90% de probabilidade de que o de El Niño continue a se manifestar pelo menos até o final do ano. Quanto a sua intensidade, os modelos sugerem a sua continuidade com intensidade moderada, podendo atingir a categoria de intensidade forte.




























































