No último domingo, 03 de maio, São Pedro do Sul viveu mais uma edição especial do GeoDia, reunindo cerca de 600 pessoas em um grande encontro entre ciência, cultura, turismo e valorização do patrimônio e do território.
Realizado das 9h às 18h, o evento integrou as comemorações dos 100 anos de São Pedro do Sul e proporcionou um dia marcado por aprendizado, convivência e conexão com a identidade local. Famílias, visitantes e empreendedores participaram das diversas atividades promovidas ao longo da programação, reforçando aquilo que torna o município tão singular: sua história, seus patrimônios, sua cultura e a força da sua comunidade.

O GeoDia foi palco de experiências que despertaram o sentimento de pertencimento e aproximaram pessoas de diferentes gerações. Crianças aprenderam ciência longe das telas, encantadas e se divertindo com o Dino Dumke, enquanto rodas de chimarrão aqueciam o coração dos visitantes em um domingo de temperaturas baixas. Famílias compartilharam momentos especiais, empreendedores da economia criativa apresentaram seus trabalhos e fortaleceram o desenvolvimento local, e o público também pôde prestigiar o show da Banda Pró-Hits, de Santa Maria, que animou o evento ao longo da tarde.

Entre as atividades realizadas, destaque também para a Corrida Turística até a Ermida. Segundo o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico, Luiz Felipe Bassaco, a iniciativa teve como principal objetivo integrar os diferentes segmentos da secretaria em diferentes ações ao longo do dia, unindo esporte, turismo e valorização dos atrativos locais.

Além da forte participação da comunidade são-pedrense, o evento recebeu visitantes de diversos municípios do Rio Grande do Sul, além de representantes de Santa Catarina, Minas Gerais e até mesmo da Argentina, demonstrando a dimensão regional que o GeoDia vêm alcançando.
A organização do evento ficou a cargo da Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Projeto Geoparque Raízes de Pedra, envolvendo diretamente os segmentos dos Museus Municipais, Cultura, Turismo, Esporte e Biblioteca Pública Municipal.

O sucesso do GeoDia também é resultado do empenho coletivo de servidores, parceiros, apoiadores, pesquisadores, empreendedores e voluntários que acreditam no potencial do território e no valor da construção coletiva.
A organização agradece de forma especial ao Laboratório OBSERPA/UFSM, ao CAPPA-UFSM, à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, à Pró-Reitoria de Extensão do IFFAR, aos Geoparques Mundiais da UNESCO Caçapava e Quarta Colônia, à Sessão Autônoma Escoteira Selva de Pedra, pela parceria e colaboração na realização das oficinas educativas com as crianças, exposições, ações de divulgação científica e apoio à programação do evento. Agradece também ao Paradouro Pôr do Sol, e a todos os artesãos e empreendedores do BahAzar e do município, pela parceria e confiança.

Mais do que um evento, o GeoDia representa a comunidade vivendo o Geoparque Raízes de Pedra e celebrando, juntos, a grandeza de São Pedro do Sul em seus 100 anos de história, reconhecendo-se como parte deste território, desta cultura e deste patrimônio.
E se esta edição já foi especial, a expectativa para o 4º GeoDia começa a crescer no coração de quem acredita que São Pedro do Sul possui um patrimônio gigante — e um povo ainda maior.

Segundo a Chefe de Cultura do municipío Mariana Binato, “Nunca é “só” um evento! Essa frase ecoa em mim toda vez que realizamos um evento, uma realização pessoal que não consigo descrever”.
O GeoDia não é apenas um evento: é o encontro de um território com a sua própria essência.
































































